Lançamento do Livro “Terras do Norte do Paraná – paisagens e morfologia” no Museu Histórico de Londrina

Lançamento do Livro “Terras do Norte do Paraná – paisagens e morfologia” no Museu Histórico de Londrina

Criado por afa em 06/12/2017

  • 43
Acontece nesta quinta-feira, dia 07 de dezembro, às 17h30, no Museu Histórico de Londrina, lançamento do livro “Terras do Norte do Paraná – paisagens e morfologia”, do Professor Dr. Humberto Yamaki, Coordenador do Laboratório de Paisagem  da UEL e Pesquisador do CNPq. O livro conduz, quase um século depois, a uma outra narrativa sobre a ocupação e colonização das margens do rio Paranapanema. Um diagrama elaborado por Yamaki,  permite concluir que, os planos de colonização nas margens do Paranapanema e Norte do Paraná, mais do que a criatividade e inovação de empreendedores, foram o resultado da aplicação sistemática de Planos de Viação, Decretos de Concessão de Ferrovias e Terras Devolutas, além de Decretos de Povoamento e Colonização. O Livro contou  com apoio do CNPq e PROMIC/Londrina. 
 
O LIVRO
Terras do Norte: paisagem e morfologia” trata da identificação de estratégias e projetos de ocupação e colonização das margens do rio Paranapanema, nas primeiras décadas do século XX.  Definiram as características atuais da paisagem e a forma de patrimônios no Norte do Paraná. A publicação apresenta trinta e um mapas. Na sua maioria, inéditos ou pouco conhecidos. Foram identificados e resgatados após intensa pesquisa em arquivos particulares e públicos no Paraná e São Paulo. Segundo Yamaki, através da sobreposição de mapas foi possível identificar: eixos de estruturação, limites e áreas de concessão de terras devolutas, formas de parcelamento e condicionantes de projetos de patrimônios. Os componentes considerados importantes na definição da paisagem foram reforçados graficamente, visando facilitar a leitura e compreensão.
 
Dentre os mapas inéditos, agora publicados, pode-se destacar: 
1. Mapas de Viação do Estado do Paraná mostrando a Estrada de Ferro, de concessão inicial da Cia Marcondes posteriormente transferida à CTNP (1923-25),
2. Planta das Terras Demarcadas para o Eng. Francisco Beltrão (1924),
3. Mapa de Concessão de Terras para Colonização nas Margens do Paranapanema (1925),
4. Planta do Patrimônio de Heimtal (1929), a primeira sede de núcleo colonial projetada pela CTNP no Norte do Paraná, 
5. Planta da Colônia Heimtal (1930), o primeiro núcleo colonial projetado pela CTNP no Norte do Paraná, 
6. Planta Parcial de Colonização das Glebas dos Ribeirões Três Boccas, Jacutinga e Vermelho (1930), em versão mais antiga elaborada pela CTNP, 
7. Projeto Ferroviário da CFSPP no trecho além Tibagi (1928 – 32), 
 entre outros.
O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informação pelo telefone (43) 3323-0082. 
 
Serviço:
Lançamento do Livro “Terras do Norte  do Paraná - paisagens e morfologia”
Local: Museu Histórico de Londrina
Dia: 07 de dezembro de 2017
Horário: 17h30
Contato com Humberto Yamaki: yamaki@uel.br

Fotos