Empresas do setor de turismo se preparam para reforma trabalhista, que entra em vigor em novembro

Empresas do setor de turismo se preparam para reforma trabalhista, que entra em vigor em novembro

Criado por afa em 26/09/2017

  • 96

 

Empresas do setor de turismo se preparam para reforma trabalhista, que entra em vigor em novembro.

Cerca de 50 empresas do setor de turismo de Londrina participaram, na última semana, do evento “Reforma Trabalhista, o que mudou?”,  com uma abordagem aplicada a bares, hoteis, restaurantes e empresas similares. O evento foi realizado pelo Convention Bureau, Abrasel, Sebrae-PR e Núcleo de Turismo de Londrina, a fim de esclarecer as dúvidas dos participantes sobre as mudanças na legislação, que entram em vigor no mês de novembro.


Segundo o professor Mauricio Piragibe, especialista em direito trabalhista que ministrou o encontro, é importante que os empresários entendam na prática a nova legislação, para fazer as adequações nas empresas. “Em novembro a reforma entra em vigor e devem ser tomadas as medidas para adequação. Algumas dessas medidas são facultativas e outras obrigatórias, portanto é preciso que entendam e esclareçam essas dúvidas o quanto antes”, comenta.

Durante o encontro, os empresários foram orientados sobre vários temas como compensação, férias, acordos, terceirização, entre outros. Segundo Piragibe, uma das dúvidas mais comuns é sobre as horas extras dos funcionários. “Sempre existe a dúvida quanto à compensação de horas e o banco de horas, como é aplicado, como compensar um dia pelo outro, uma semana pela outra, um mês pelo outro. Então trouxemos os esclarecimentos, para que eles observem a melhor forma de trabalho conforme essas necessidades e a natureza da atividade”, explica.

Para a sócia proprietária do Outback em Londrina, Edcleia Gavlak, o encontro foi esclarecedor. A empresa tem 85 funcionários na cidade. “A palestra veio para agregar no nosso dia a dia. Com tantas mudanças, temos que nos atualizar. Esclarecemos as principais dúvidas, desde intrajornada, divergências, hora extra e diversos outros tópicos. São dúvidas que surgirão no futuro e que já estamos nos preparando para  ter mais segurança no dia a dia”.

O coordenador de Recursos Humanos do Hotel Bourbon, Luiz Henrique Conte, destaca que o evento foi fundamental, uma vez que foi adaptado às empresas do setor. Hoje o hotel conta com 60 funcionários, que revezam em três turnos. “É de extrema importância esse conhecimento. São situações cotidianas e são muitas mudanças, mais de 200 leis alterados. Então como foi um evento adaptado a nossa realidade favoreceu bastante esse conhecimento e atualização”, considera.

O diretor executivo do Convention Bureau, Arnaldo Falanca, ressalta que levar o conhecimento às empresas do setor é importante. "Essas e outras ações são fruto de reuniões semanais do Núcleo de Turismo de Londrina, em que envolvemos todo o setor para que possamos cada vez mais profissionalizar as empresas, valorizar o potencial da cidade e receber cada vez melhor o nosso turista" conclui Falanca.

Fonte: Núcleo de Turismo

Fotos