A Tocha Olímpica chega a Londrina

A Tocha Olímpica chega a Londrina

Criado por Ascom-LCVB - Alea em 21/06/2016

  • 872

Cidade se organiza para receber o maior símbolo das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016

No próximo dia 28 de junho, terça-feira, a Tocha Olímpica estará em Londrina. A recepção à tocha será celebrada em evento no aterro do Lago Igapó, onde haverá atrações culturais e esportivas para a população, com início às 18h30. Um forte esquema de segurança e orientação de trânsito foi montado  para a passagem da Tocha Olímpica em Londrina, que deve receber visitantes de toda a região.

As atividades de celebração da passagem da Tocha Olímpica em Londrina iniciam às 14h, na Prefeitura Municipal de Londrina. O Coral “Um Canto em Cada Canto” se apresenta às 15h30. O Símbolo Olímpico chega ao Centro Cívico às 17h38, quando ocorre o Cumprimento Protocolar gerido pelo Comitê Rio 2016.

A Tocha Olímpica inicia o percurso por Londrina às 18h07, passando por 21 pontos turísticos da cidade, entre eles a Barragem do Lago Igapó, o próprio Lago, a Capela Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, o Bosque, os museus de Arte e Histórico, a Catedral Metropolitana, o Relojão, entre outros. O Comitê Olímpico do Brasil (COB), junto aos patrocinadores, fez a seleção dos condutores da tocha, que terão a responsabilidade de conduzir o símbolo olímpico pelas ruas da cidade. Veja os nomes neste link em matéria no site da prefeitura: 

http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24441:tocha-olimpica-passara-por-londrina-nesta-terca-28&catid=108:destaques

Percurso

A Tocha sai do Centro Cívico pela Avenida Duque de Caxias, passando pela Rua Heródoto, seguindo pelo Lago Igapó, pegando a direita na Rua Presidente Costa e Silva, virando na Rua Souza Naves, seguindo pelas Ruas Conde de Nova Friburgo e Marcílio Dias, entrando a esquerda na Avenida Duque de Caxias indo até a Avenida Juscelino Kubitscheck.

Na JK a Tocha Olímpica seguirá em direção a Avenida Higienópolis, entrando nesta a direita até a Rua Goiás chegando a Avenida Rio de Janeiro. Da Rio de Janeiro seguirá para a Avenida Benjamin Constant, pegando a Rua Mato Grosso até a Leste-Oeste (Arcebispo Dom Geraldo Fernandes) e seguindo na Leste Oeste até a rotatória da Rio Branco, se dirigindo a Avenida Tiradentes.

Da Avenida Tiradentes, a Tocha seguirá pela Gustavo Barroso, entrando na Avenida Maringá em direção ao aterro do Lago Igapó pela Rua professor Joaquim de Matos Barreto, finalizando o percurso às 20h11, no espaço neste local organizado para a cerimônia de passagem da Tocha Olímpica. A cerimônia de celebração será encerrada às 20h41.

Para acessar o mapa interativo elaborado pela CMTU onde é possível ver os pontos de bloqueio, locais onde terão agentes orientando o trânsito, a rota da Tocha e sugestões de caminhos alternativos, entre outros, é só ir até o site da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), www.fellondrina.com

A Tocha Olímpica

O símbolo das Olimpíadas e Paraolimpíadas desembarcou em Brasília no dia 3 de março e percorrerá 329 cidades brasileiras, até a abertura oficial das Olimpíadas Rio 2016, em 5 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, onde será acesa a Pira Olímpica.

O fogo olímpico é aceso na cidade de Olímpia, na Grécia, em frente ao templo de Hera, através da “skaphia”, um espelho côncavo que converte os raios a um ponto específico, ritual que remonta a antiga Grécia, berço dos Jogos. Da Grécia a tocha segue para o país sede dos Jogos Olímpicos.

A primeira edição dos Jogos na Era Moderna a possuir uma Pira Olímpica acesa, foi realizada em Amsterdã (Holanda), no ano de 1928. Berlim (Alemanha), em 1936, recebeu o primeiro revezamento da tocha, tendo a chama acesa em Olímpia e sendo carregada até a cidade. Mas foi em 1948, em Londres, que esta celebração ganhou do Movimento Olímpico a valorização de tradições da Grécia Antiga, e a celebração de paz e união entre os povos através do esporte.

 

Fotos